quinta-feira, 4 de junho de 2009



Pedaço de Mim em única apresentação no Teatro dos Correios
Espetáculo de grande sucesso da Arte Sintonia Companhia de Teatro, “Pedaço de Mim” volta a cartaz no dia 12 de junho, às 20h, no Teatro dos Correios. O ingresso custa 1Kg de alimento e um agasalho, que serão doados às vítimas das fortes chuvas que assolam a capital baiana, desde abril deste ano.
No dia dos namorados, o público será embalado pela teatralidade das canções de Chico Buarque. Com direção geral de Antônio Marques e arranjos e direção musical de Marcelo Issa, a montagem conta a história de Joana (personagem do espetáculo Gota D’Água, escrito por Chico Buarque), que adota o pseudônimo de Bárbara (personagem de Calabar, também espetáculo de Buarque) para viver uma cantora de Cabaré. Neste ambiente, ela narra os seus encontros e desencontros amorosos, sempre reforçando a sua maior perda amorosa, Jasão, um homem mais jovem a deixou para casar-se com uma mulher mais jovem.
Em cena, os atores Leonardo Freitas e Gilson Garcia vivem os homens que passaram na vida de Joana e as atrizes Lívia França e Fernanda Veloso representam a cantora de cabaré nas diversas cenas que costuram o espetáculo.
A trilha sonora é desenhada por músicas como Samba do Grande Amor, Injuriado, Bom Conselho, Eu te amo, Cecília e Carolina, entre outras do universo buarquiano, para levar ao palco todas as nuances dos relacionamentos amorosos: a magia dos encontros, a dor da perda e as desilusões humanas.
O Que: Pedaço de Mim
Onde: Teatro dos Correios (Avenida Paulo VI, Pituba)
Quando: 12 de junho

segunda-feira, 18 de maio de 2009

H2Ópera estréia em julho

FOTO DE ENSAIO
H2Ópera diverte e educa sobre o respeito à natureza Por meio de um texto bastante criativo e de encenações que divertem ao mesmo tempo em que educam, o espetáculo teatral infanto-juvenil H2Ópera revela-se uma ótima opção cultural para as crianças e seus acompanhantes de todas as idades. Realizada pela Arte Sintonia Companhia de Teatro, a peça é composta de cenas dinâmicas que mantêm o público entretido com a história representada pelo
elenco da companhia.Com direção de Antônio Marques, H2Ópera retrata as aventuras de três crianças que, por causa de uma retaliação a travessuras na escola, fazem uma pesquisa de campo ecológica, entrando em contato com elementos da natureza e com os problemas que esta enfrenta atualmente devido aos estragos causados pelo homem. Há ainda espaço para figuras folclóricas do universo infantil brasileiro e personagens místicos que ajudam a despertar a consciência para a importância do respeito ao meio-ambiente. O texto, de Luís Sérgio Ramos, ainda conta com aspectos informativos de destaque para a educação ambiental e, na maior parte do espetáculo, é feito em cima de rimas e cantado, como num musical. Tal característica enriquece a peça, dando-lhe uma atmosfera lúdica e descontraída, permitindo também momentos de interação com a platéia.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A Arte Sintonia Companhia de Teatro, sediada em Salvador, Bahia, é um grupo comprometido em dar visibilidade e protagonismo às causas afro-brasileiras, utilizando espetáculos teatrais, produções audiovisuais e projetos criativos como ferramentas de conexão e reconhecimento. Em seu repertório diversificado, destaca-se uma série de musicais para todas as idades. Entre os infantis, mencionamos "H2Ópera", de autoria do baiano Luiz Sérgio Ramos, "Legal, tchan, tchan, tchan!", com texto e direção de Elísio Lopes Junior, indicado duas vezes ao Prêmio Braskem de Teatro nas categorias 'Melhor Espetáculo Infanto Juvenil' e 'Revelação' para Denise Correia e “Dandara na Terra dos Palmares” indicado nas categorias espetáculo infantojuvenil e direção para Agamenon de Abreu. Na categoria adulto, apresentamos "Pedaço de Mim", um musical baseado na obra de Chico Buarque, indicado no Festival Ipitanga de Teatro como Melhor Espetáculo e Melhor Atriz para Denise Correia. Destacamos também "Zona Contaminada", um musical de rock com texto de Caio Fernando Abreu e músicas de Cazuza, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Atriz Coadjuvante para Lívia França, além de outras cinco indicações ao FIT – Festival Ipitanga de Teatro, incluindo melhor direção, espetáculo, atriz, cenografia e iluminação, recebendo prêmios de Melhor Atriz para Lívia França e Melhor Iluminação para Elísio Lopes Jr. Além disso, temos "Se Acaso Você Chegasse", um musical em homenagem a Elza Soares; "Xô Xuá – Um Samba para Riachão", indicado ao Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Ator para Agamenon de Abreu; e "Dandara na Terra dos Palmares", indicado ao Prêmio Braskem de Teatro nas categorias Melhor Espetáculo Infantojuvenil e Direção para Agamenon de Abreu." Em 2024, a Arte Sintonia amplifica as vozes de mulheres negras através do videocast "Fala, Preta!", onde seis talentosas mulheres soteropolitanas levaram ao público questões pertinentes ao universo feminino negro. A exibição ocorreu no canal do YouTube da Companhia.